metropoles.com

Para Campos Neto, eleição americana é fator de risco para inflação

Presidente do BC considera que principais temas discutidos por candidatos podem levar à aceleração do processo inflacionário

atualizado

Compartilhar notícia

Rodrigo Romeo/Alesp
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, é homenageado na Alesp - Metrópoles
1 de 1 Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, é homenageado na Alesp - Metrópoles - Foto: Rodrigo Romeo/Alesp

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, incluiu nesta quarta-feira (28/8) a eleição americana entre os temas globais que “ainda não estão precificados” pelo mercado, mas podem ter impacto na inflação. A afirmação foi feita durante evento realizado em São Paulo pelo Santander Brasil. 

Para Campos Neto, os principais temas em debate, polarizado entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump, têm cunho inflacionário. “Não há nenhum sinal à vista de uma política mais austera”, disse o presidente do BC, referindo-se a uma eventual expansão de gastos da economia dos Estados Unidos. 

Além disso, observou o presidente do BC, os debates no momento giram em torno de questões como o protecionismo e restrições à imigração, assuntos que também têm repercussão negativa sobre o processo inflacionário. 

Sobre o Brasil, Campos Neto disse reafirmou no evento que o BC fará o que for necessário para levar a inflação à meta, fixada em 3% para 2024, com tolerância de um ponto percentual. Ele também considerou positivo o resultado do IPCA-15, divulgado na terça-feira (27/8) pelo IBGE, mas considerou que ele ainda não torna confortável a posição do Banco Central.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?