metropoles.com

Órgão regulador dos EUA vai à Justiça contra Amazon por monopólio

Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos e 17 estados do país acusam a Amazon de tentar inibir a concorrência no setor

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/redes sociais
Imagem do logotipo da Amazon na fachada de uma unidade da empresa - Metrópoles
1 de 1 Imagem do logotipo da Amazon na fachada de uma unidade da empresa - Metrópoles - Foto: Reprodução/redes sociais

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) foi à Justiça contra a Amazon, acusando o gigante do e-commerce de monopólio em serviços de marketplace.

A ação da FTC foi apresentada na terça-feira (26/9) a um tribunal federal de Seattle. O órgão regulatório americano e 17 estados do país acusam a Amazon de tentar inibir a concorrência no setor.

A companhia também foi acusada de obrigar vendedores que utilizam a plataforma a optarem por seus serviços de logística e entrega, além de punir comerciantes que ofereçam preços mais baixos em sites de empresas concorrentes.

“A Amazon é uma monopolista e está explorando sua posição de liderança de forma que compradores e vendedores paguem mais por serviços piores”, afirmou a presidente da FTC, Lina Khan.

Ainda de acordo com a agência reguladora, as medidas tomadas pela Amazon “impedem que rivais vendedores baixem os preços, degradam a qualidade (dos produtos) para os consumidores, sobrecarregam vendedores, sufocam a inovação e evitam que rivais concorram de forma justa com a Amazon”.

Em nota, a Amazon classifica o processo como “equivocado”. “As práticas que a FTC está apontando ajudaram a estimular a concorrência e a inovação em todo o setor de varejo e produziram maior seleção, preços mais baixos e entregas mais rápidas para os clientes da Amazon”, diz o conselheiro geral da Amazon, David Zapolsky.

Essa é a quarta ação judicial da FTC contra a Amazon apenas em 2023.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?