metropoles.com

Open banking: Brasil pode superar Reino Unido e se tornar líder global

Open banking é um conjunto de tecnologias que permite o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem estilizada de pessoas olhando para a tela de computador, para ilustrar a tecnologia do Open Banking - Metrópoles
1 de 1 Imagem estilizada de pessoas olhando para a tela de computador, para ilustrar a tecnologia do Open Banking - Metrópoles - Foto: Getty Images

Nos próximos meses, o Brasil deve superar o Reino Unido e assumir a liderança global do open banking, o sistema financeiro aberto. É o que projeta o estudo Global Open Finance Index, desenvolvido pela Open Banking Excellence (OBE) em parceria com a Universidade de Oxford.

Pioneiro no open banking e primeiro colocado no ranking mundial do sistema financeiro aberto, o Reino Unido deve ser ultrapassado pelo Brasil ainda neste ano ou, no máximo, em 2024, segundo estimativas apresentadas no relatório.

O open banking é um conjunto de tecnologias que permite o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus respectivos sistemas.

Entre os princípios fundamentais desse modelo, estão o consentimento do usuário – o que significa dizer que as empresas só podem compartilhar informações de um cliente se ele solicitar ou autorizar a transmissão dos dados.

No Brasil, o open banking foi lançado em fevereiro de 2021 pelo Banco Central (BC). Os clientes podem pedir aos bancos para compartilharem seus dados, se assim o desejarem, por meio dos aplicativos das próprias instituições financeiras.

O Reino Unido foi o primeiro a implementar um sistema de open banking, em 2018. Em 2022, foi a vez da Austrália lançar a primeira fase de seu programa. Países como Estados Unidos, Canadá, Rússia e Índia também já deram os primeiros passos na plataforma.

O projeto foi implementado em fases. Primeiro, foram incluídos apenas os serviços bancários e, mais tarde, começaram a ser incorporadas outras áreas, como investimentos, previdência, seguros e câmbio.

“Capitaneado pelo Banco Central, o mercado financeiro brasileiro se uniu com foco em construir as bases para serviços e produtos que têm o potencial de atacar enormes problemas, como a inclusão financeira”, diz o relatório, em tom elogioso ao Brasil.

Ainda de acordo com o estudo, em menos de dois anos desde sua implementação no país, o open banking brasileiro tem concretizado “avanços com grande velocidade”. Já são 5 milhões de contas conectadas em um intervalo de tempo cinco vezes menor do que conseguiu o Reino Unido.

O estudo foi realizado a partir de entrevistas com mais de 400 especialistas de 23 países e checagem de uma série de dados de instituições como Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo a última edição do ranking global do open finance, referente a 2021, o Brasil aparece em segundo lugar, atrás apenas do Reino Unido. Completam o top 10 Estados Unidos, Austrália, Alemanha, França, Canadá, Índia, Itália e Suíça.

Vice-líder em governos digitais

Em novembro, como noticiado pelo Metrópoles, o Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como o segundo país do mundo em um ranking que mede a “maturidade digital” – o GovTech Maturity Index 2022.

De acordo com o levantamento, o Brasil foi o país que registrou o maior avanço entre 2021 e 2022, subindo cinco posições na lista, do sétimo para o segundo lugar.

A liderança do ranking, que conta com 198 países, é da Coreia do Sul. Depois dos governos sul-coreano e brasileiro, aparecem Arábia Saudita, Emirados Árabes, Estônia, França, Índia, Lituânia, Mongólia e Rússia – completando o “top 10”.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?