metropoles.com

Onde se concentram as empresas mais – e as menos – saudáveis do Brasil

Companhias com as melhores notas de crédito estão na região Sul do país e atuam no setor do comércio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Vilela/Getty Images
imagem colorida metalúrgico trabalha em montadora de veículos - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida metalúrgico trabalha em montadora de veículos - Metrópoles - Foto: Pedro Vilela/Getty Images

As empresas com maior nota de crédito do Brasil, ou seja, as mais saudáveis, concentram-se na região Sul e estão no setor do comércio. É isso o que indica um estudo realizado pela Serasa Experian em todo o país.

A análise estabelece quatro níveis de pontuação para as companhias (veja quadro abaixo). No nível mais alto, estão as empresas que conseguem entre 601 e 1.000 pontos. Esse grupo tem as melhores notas para obter crédito. Ou, como diz a análise, essas firmas são consideradas “boas parceiras de negócios”.

Na divisão por região, de acordo com a pesquisa, 22,5% das empresas do Sul atingiram o score máximo. Em segundo lugar, ficou o Centro-Oeste, com 12,8%, quase a metade da pontuação do líder. A seguir vieram o Sudeste, com 12,3%, o Nordeste, com 8,3%, e o Norte, com 7,8%.

“Essa pontuação serve como um termômetro para indicar o risco de uma empresa se tornar inadimplente, o que pode influenciar as chances de as companhias conseguirem empréstimos no mercado”, diz o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da Serasa Experian, Cleber Genero.

No bloco de baixo, com pior pontuação (entre zero e 100), a primeira  é a região Norte, com 23,4% das empresas nessas condições, seguida pelo Nordeste (17%), Centro-Oeste (16,6%), Sudeste (15%) e Sul (11,5%).

Em relação aos segmentos da economia, a maior concentração de companhias na faixa de 601 a 1000 pontos, ou seja, no topo da lista, deu-se no comércio, com 20,2%. Na sequência, vieram o setor primário, com 17,9%, a indústria, com 14,8%, e os serviços, com 10,1%.

Veja como funciona a pontuação da Serasa:

0 a 100 – são empresas que podem estar em uma situação financeira bastante complicada, com dívidas constantes e que representam um alto risco de inadimplência.

101 a 250 – essa é uma pontuação moderada, isso quer dizer que o risco de inadimplência é menor, mas é possível. Geralmente, o acesso a crédito é menos restrito do que o anterior.

251 a 600 – posição média, a empresa pode ter alguns problemas financeiros, mas consegue se manter e tem maiores condições futuras de limpar o seu nome. Tem melhores ofertas de créditos.

601 a 1.000 – a partir daqui, são empresas com uma boa reputação no mercado, que conseguem manter suas contas no azul. O risco de inadimplência é baixo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?