metropoles.com

Oito presidentes em 8 anos; o que explica o “troca-troca” na Petrobras

Para especialista no setor e ex-presidente da estatal, executivos têm de se equilibrar entre as exigências dos governantes e as do mercado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Magda Chambriard - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Magda Chambriard - Metrópoles - Foto: Reprodução

Mudam-se os presidentes, mas ficam – ou mesmo, acentuam-se – os problemas. Essa é, em síntese, a avaliação de especialistas ouvidos pelo Metrópoles sobre a troca de comando no topo da Petrobras, com a saída de Jean Paul Prates e a entrada de Magda Chambriard (foto em destaque) no posto de CEO da empresa.

Para esses técnicos, um dos principais problemas de gestão da estatal é resultado da necessidade de os altos executivos terem de se equilibrar entre dois mundos, não raro, com interesses antagônicos. São eles o público, sob o poder de mando do governo – o maior acionista da empresa –, e o privado, onde se dá a pressão do mercado. 

Adriano Pires, que atua há mais de 30 anos no setor de petróleo e gás e é sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), afirma que Prates foi demitido por não cumprir no cargo o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva queria. “Ou mesmo, por não cumprir na velocidade que Lula queria”, diz. “A Magda chega com a missão de realizar essa tarefa. Se não conseguir, vai embora também. Não é à toa que nos últimos oito anos a empresa teve um presidente por ano.”

José Mauro Coelho, ex-presidente da Petrobras, entre abril e junho de 2022, na gestão Bolsonaro, observa que, se considerados os últimos quatro anos, a estatal teve seis CEOs. “Isso não é nada bom num setor em que os projetos exigem longo período de maturação”, afirma. “Aliás, isso é ruim para a companhia e para o país. E estamos falando de diferentes governos, com tendências opostas, mas o comportamento tende a ser o mesmo.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?