Grupo Dia anuncia o fechamento de 343 supermercados no Brasil
Segundo empresa espanhola, medida foi resultado de sucessivos resultados negativos da subsidiária brasileira. Rede deve focar atuação em SP
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo espanhol Dia anunciou que fechará 343 supermercados e três centros de distribuição (CDs) no Brasil, permanecendo apenas em São Paulo, após cerca de 23 anos de presença no país. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira (14/3).
Em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNNV), a agência reguladora espanhola, o Dia (Distribuidora Internacional de Alimentos) informou que a medida é resultado de sucessivos resultados negativos da subsidiária brasileira.
Ainda sobre os fechamentos, são “lojas de baixo desempenho”, especificou a companhia em comunicado assinado pelo seu diretor financeiro, Guillaume Marie Didier. Separadamente, em nota à imprensa, a empresa afirmou que estava ajustando o número de lojas no país para focar na região de São Paulo, onde concentra sua operação e continuará operando 244 unidades.
“Dessa forma, o grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos”, informou a rede.
De acordo com a empresa, as medidas adotadas vão possibilitar a empresa destinar recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento como a Espanha e a Argentina, “onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade”.
A decisão do fechamento das lojas foi tomada como parte da reestruturação da subsidiária brasileira, que abriu a primeira unidade em 2001. O Dia anunciou, em agosto, a saída de Portugal, onde vendeu quase 500 supermercados. Em fevereiro, a rede reduziu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, ante um prejuízo de 124 milhões de euros registrado em 2022.