Número 2 da Fazenda é eleito para o Conselho Fiscal da Vale
Indicação de Dario Durigan foi feita após a renúncia de Gabriel Galípolo, ex-secretário-executivo da Fazenda, atual diretor no Banco Central
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, número 2 da pasta comandada por Fernando Haddad, foi eleito nesta sexta-feira (22/9), pela assembleia geral extraordinária da Vale, como membro efetivo do Conselho Fiscal.
Durigan havia sido indicado pelo governo federal, que tem essa prerrogativa, como único detentor das “golden shares” da companhia.
As “golden shares” são ações preferenciais que garantem direitos especiais, entre os quais o de indicar um membro do Conselho Fiscal da empresa.
Os detentores de ações ordinárias participaram da assembleia, mas não votaram. A reunião foi apenas o cumprimento de uma formalidade e durou alguns minutos.
A indicação de Durigan foi feita após a renúncia de Gabriel Galípolo, ex-secretário-executivo da Fazenda, que deixou o posto para assumir a Diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC).
O mandato de Durigan no Conselho Fiscal da Vale tem duração até 2024.
Neste ano, Durigan também foi indicado pelo governo para o Conselho de Administração do Banco do Brasil, justamente na vaga de Galípolo.
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Dario Durigan é mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB). Ele foi assessor especial na Prefeitura de São Paulo entre 2015 e 2016, durante a gestão de Fernando Haddad.
Durigan também passou pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pela Casa Civil.
No setor privado, foi diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil, entre 2020 e 2023.