metropoles.com

Núcleo de inflação dos EUA fica em 4,1% em junho, dentro do esperado

Núcleo de inflação exclui variações de preços de alimentos e energia, mais voláteis. Dado é observado com lupa pelo Banco Central americano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
estados-unidos-bandeira
1 de 1 estados-unidos-bandeira - Foto: Getty Images

O núcleo do índice de inflação ao consumidor nos Estados Unidos, um dos dados considerados mais importantes na análise do Federal Reserve (o Banco Central americano) para decidir sobre a taxa de juros, ficou dentro do esperado pelo mercado em junho deste ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28/7) pelo Departamento de Comércio.

A variação mensal do núcleo de inflação foi de 0,2%, na comparação com maio, e de 4,1% em relação a junho do ano passado.

Os dados vieram em linha com as projeções dos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais estimativas do mercado, projetava que o núcleo ficasse em 0,2%, na base mensal, e em 4,2%, na anual.

O núcleo de inflação exclui variações de preços de alimentos e energia, considerados mais voláteis. O dado é observado com lupa pelo Federal Reserve.

O índice cheio de inflação dos Estados Unidos, que já havia sido divulgado, ficou em 3% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a maio, a variação foi de 0,2%.

Trata-se do menor patamar da inflação americana em mais de dois anos, desde março de 2021.

Nesta semana, o Banco Central dos EUA aumentou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para  um intervalo entre 5,25% a 5,5% ao ano. É o maior patamar em 22 anos. O aumento da taxa de juros é o principal instrumento dos bancos centrais para controlar a inflação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?