Novonor dá sinal verde à Unipar em oferta pela Braskem
Unipar afirmou que sua proposta recebeu “sinalização de que estrutura da operação pretendida atende aos interesses da Novonor”. Ações sobem
atualizado
Compartilhar notícia
A Unipar informou nesta terça-feira (4/7) que recebeu o sinal verde da Novonor (antiga Odebrecht) para sua oferta pelo controle da petroquímica Braskem.
Em comunicado ao mercado, a Unipar afirmou que sua proposta não vinculante recebeu “sinalização de que estrutura da operação pretendida atende aos interesses da Novonor e de suas partes interessadas”.
Com isso, na prática, a Unipar tem o aval para iniciar o processo de auditoria na Braskem. A aceitação da oferta dependerá do aval de bancos credores da petroquímica.
Ainda segundo o comunicado, a Unipar pretende avançar no processo e buscará um contrato de exclusividade para iniciar a auditoria na Braskem.
Mais cedo, como noticiado pelo Metrópoles, a Braskem havia informado que a Novonor convidou a Unipar, que recentemente apresentou uma proposta de R$ 10 bilhões para a compra de uma fatia de controle da petroquímica, para dar início ao processo de “due diligence”.
Trata-se do processo de investigação de uma oportunidade de negócio que o investidor deve aceitar para poder avaliar os riscos da transação. O objetivo é a apresentação de uma oferta final vinculativa pela Braskem.
A proposta da Unipar pela Braskem foi apresentada em meados de junho à Novonor. A Unipar entrou na disputa com a gestora americana Apollo Global Management e a Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc), que já haviam manifestado interesse na compra da Braskem.
A Petrobras é sócia da Novonor na Braskem. A estatal detém 47% das ações com direito a voto da empresa, enquanto a Novonor fica com 50,1%. Do total de papéis, a petrolífera tem 36,1% e a companhia que sucedeu a Odebrecht, 38,3%.
Por volta das 10h30 desta terça, as ações da Braskem subiam 3,75%. Os papéis da Unipar avançavam 1,53%.