Nova estimativa: PIB dos EUA cresce menos do que o esperado no 4º tri
PIB dos EUA registrou alta de 2,7% no quarto trimestre do ano passado, na base de comparação anual, de acordo com segunda leitura do governo
atualizado
Compartilhar notícia
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou alta de 2,7% no quarto trimestre do ano passado, na base de comparação anual, de acordo com a segunda estimativa divulgada pelo Departamento do Comércio do governo americano, nesta quinta-feira (23/2).
O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado. Segundo o consenso Refinitiv, a maior economia do mundo registraria expansão de 2,9% nos três últimos meses de 2022. Esta foi a primeira estimativa divulgada pelo governo para o quarto trimestre do ano passado.
No terceiro trimestre de 2022, o PIB dos EUA subiu 3,2%.
Em todo o ano de 2022, o PIB dos EUA avançou 2,1% em relação a 2021, em linha com a primeira projeção.
Em dólares correntes, o PIB americano teve alta de 6,7% no quarto trimestre, também na base de comparação anual, para US$ 26,15 trilhões (acréscimo de US$ 421,1 bilhões).
Já o índice de preços das compras internas subiu 3,6%, um aumento de 0,4 ponto percentual em relação à primeira estimativa.
O índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE), por sua vez, aumentou 3,7% (0,5 ponto porcentual acima da primeira leitura). Excluindo os preços de alimentos e energia, o PCE subiu 4,3%, uma revisão para cima de 0,4 ponto percentual.
O PCE é a medida de inflação de referência para o Federal Reserve, o Banco Central dos EUA.