Nos EUA, mercado cria 150 mil vagas em outubro, abaixo do esperado
No mês anterior, Estados Unidos criaram 336 mil postos de trabalho fora do setor agrícola. Desemprego subiu para 3,9%
atualizado
Compartilhar notícia
Os Estados Unidos registraram a criação de 150 mil novas vagas de emprego fora do setor agrícola em outubro deste ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (3/11) pelo Departamento do Trabalho do governo americano.
O resultado do chamado “payroll” veio abaixo das expectativas da maioria dos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava a abertura de 180 mil vagas.
No mês anterior, foram gerados 336 mil postos de trabalho no país.
Desemprego
Também foi divulgado nesta sexta o índice de desemprego nos EUA, que ficou em 3,9% entre setembro e outubro, praticamente estável em relação ao mês anterior (3,8%).
O resultado veio ligeiramente acima das estimativas do mercado, que eram de 3,8%.
Juros
Analistas temiam que uma aceleração do mercado de trabalho nos EUA levasse a um novo aperto da política monetária pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano). Nesse sentido, a criação de vagas abaixo das expectativas é interpretada como uma notícia positiva.
Na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), a taxa de juros foi mantida no patamar de 5,25% a 5,5% ao ano – a maior em 22 anos. Nas últimas 14 reuniões do Fomc, houve elevação dos juros em 11 e manutenção da taxa em três.
A elevação da taxa de juros é o principal instrumento dos bancos centrais para desaquecer a atividade econômica, além de combater a inflação.