Nos EUA, 80% dos especialistas preveem novo aumento dos juros
Taxa será anunciada nesta quarta-feira (3/5) pelo banco central americano. Para a Europa, estimativa também é de alta
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Federal Reserve (FED, o banco central americano), deve elevar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (3/5), para o intervalo entre 5% e 5,25% ao ano. Essa é a estimativa da maior parte dos analistas de mercado nos Estados Unidos.
O monitor de juros do CME Group indica que 80% dos especialistas acreditam que os juros americanos serão elevados. Apenas 16% dos economistas consultados preveem a manutenção da taxa. A decisão final sobre o indicador será anunciada em discurso pelo presidente do FED, Jerome Powell (foto em destaque).
Se confirmada a alta, essa será a décima elevação seguida dos juros nos Estados Unidos. O processo de aumento teve início em março de 2022. Em um ano, a taxa subiu 4,75 pontos percentuais.
O patamar atual, de 4,75% a 5% ao ano (nos EUA, os juros são fixados para um intervalo de 0,25 ponto percentual), está no maior nível desde agosto de 2007, quando era de 5% a 5,25% ao ano. Se houver novo aumento, a nova taxa vai empatar com o número alçando 16 anos atrás.
Na Europa, também haverá uma decisão sobre juros, desta vez pelo Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira (4/5). O consenso do mercado aponta para mais uma elevação do indicador em 0,25 ponto percentual.