metropoles.com

“Ninguém cumpriu meta no mundo”, diz Haddad sobre inflação

“Está todo mundo com meta de 3% sabendo que não vai atingir. Ninguém cumpriu meta no mundo” em 2022, afirmou o ministro Fernando Haddad

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
fernando-hadad-mansueto-almeida
1 de 1 fernando-hadad-mansueto-almeida - Foto: Reprodução

Durante sua participação no seminário promovido pelo BTG Pactual, nesta quarta-feira (15/2), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a queda na taxa de juros, embora não tenha citado diretamente o Banco Central (BC) nem o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto – que está sob fogo cerrado do governo.

O ministro também deu a entender que, no patamar atual, a meta de inflação é difícil de ser cumprida.

Segundo Haddad, que na quinta-feira (16/2) participa de reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), ao lado de Campos Neto e da ministra do Planejamento, Simone Tebet, o debate sobre os juros está posto.

“Ninguém vai conseguir colocar um edital de PPP ou de concessão com juros nesse patamar. Com 8% de taxa real, é difícil navegar”, afirmou Haddad. “É melhor chamar atenção para isso do que para a meta. Está todo mundo com meta de 3% sabendo que não vai atingir. Ninguém cumpriu meta no mundo. Pega 2022. Entre todos os países com meta de inflação, ninguém cumpriu.”

Em sua fala, o ministro da Fazenda disse que o BC não pode ser influenciado por “ruídos”.

“Lamento se autoridade monetária se deixar levar por ruído. Você precisa ver o que está acontecendo de real. Não pode tomar uma decisão com base na fantasia momentânea de um estresse que pode acontecer”, concluiu Haddad.

Na reunião do CMN, é possível que seja debatida a eventual mudança nas metas de inflação. Segundo o CMN, a meta para este ano é de 3,25%. Como há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, a meta será cumprida se ficar entre 1,75% e 4,75%. Para 2024, a meta é de 3%. O governo deseja aumentar a meta para 3,5%, se não em 2023, em 2024.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?