metropoles.com

Nike anuncia demissão de cerca de 1,6 mil funcionários

Empresa vai eliminar 2% de sua força de trabalho, além de simplificar linhas de produtos. Ações da marca caíram na Bolsa de Nova York

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
Imagem colorida do logotipo da Nike em loja da empresa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do logotipo da Nike em loja da empresa - Metrópoles - Foto: Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images

A Nike vai demitir cerca de 2% de sua força global de trabalho. A medida faz parte de um plano de redução de custos da empresa, em resposta a vendas mais fracas, também provocadas pelo avanço da concorrência. 

A companhia não informou o número exato de trabalhadores que serão afetados pelos cortes, mas, atualmente, emprega 83,7 mil pessoas – o que representaria uma redução de aproximadamente 1,6 mil funcionários. Após o comunicado, as ações da empresa despencaram até 12% na manhã desta sexta-feira (16/2), em Nova York. 

De acordo com a Bloomberg, os cortes serão realizados em duas fases. A primeira delas terá início nesta sexta-feira e seguirá na próxima semana. A segunda rodada de demissões será concluída até o final do quarto trimestre da empresa. 

Em dezembro, a Nike já havia anunciado um plano de corte de US$ 2 bilhões, que incluía a demissão em massa de funcionários. Na ocasião, a gigante do setor de calçados e roupas esportivas reduziu sua estimativa de receita com base no desempenho negativo no trimestre encerrado em novembro de 2023. 

Além das demissões, a empresa deve simplificar sua linha de produtos. Isso tudo como resultado da perspectiva de vendas mais fracas em todo o mundo. 

Em comunicado, a companhia informou: “As ações que estamos tomando nos colocam na posição de dimensionar corretamente nossa organização para buscar nossas maiores oportunidades de crescimento, já que o interesse em esporte, saúde e bem-estar nunca foi tão forte”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?