metropoles.com

“Necessidade da Fazenda” definiu disputa sobre dividendos da Petrobras

A afirmação foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em evento realizado com empresários em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ministro Foto colorida de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia (MME) - rascunho
1 de 1 Ministro Foto colorida de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia (MME) - rascunho - Foto: Reprodução

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta segunda-feira (22/4), em evento com empresários em São Paulo, que o conselho de administração da Petrobras levou em conta “as necessidades” do Ministério da Fazenda na hora de decidir sobre a distribuição dos dividendos extraordinários da estatal. A previsão é que o tema seja votado na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da companhia, marcada para quinta-feira (25/4).

“Está em discussão no conselho, há elementos novos, a diretoria apresentou melhoria da oxigenação financeira da empresa a partir, naturalmente, do aumento do preço do Brent e do dólar. Isso vai ser considerado”, disse o ministro.  

A discussão do pagamento de dividendos extraordinários de R$ 43,9 bilhões a acionistas da Petrobras vem se arrastando há semanas. Boa parte do governo, o que inclui Silveira, queria a retenção total do valor. A diretoria e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, sugeriram o repasse de 50% do valor. 

Na sexta-feira (21/4), o conselho de administração da Petrobras definiu que a companhia pretende de fato distribuir 50% dos dividendos. As informações foram confirmadas pela Petrobras, em fato relevante divulgado no final da noite de sexta ao mercado.

O Ministério da Fazenda estima que o governo federal obterá uma receita adicional de R$ 6 bilhões com a distribuição de dividendos da Petrobras. A União é acionista majoritária da empresa. Assim, recebe uma parcela expressiva do valor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?