metropoles.com

“Não está havendo intervencionismo na Petrobras”, diz Prates

Para o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, foi o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e não o atual, que interferiu na estatal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PT
Ex-presidente Lula e o senador Jean Paul Prates, ambos do PT, posam para foto. Eles estão de frente, usam trajes sociais, e encostam os punhos num cumprimento. Ao fundo, vários cartazes de propaganda de Lula e do PT - Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente Lula e o senador Jean Paul Prates, ambos do PT, posam para foto. Eles estão de frente, usam trajes sociais, e encostam os punhos num cumprimento. Ao fundo, vários cartazes de propaganda de Lula e do PT - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PT

Em meio à preocupação generalizada no mercado sobre uma possível interferência do governo federal na Petrobras, o presidente da estatal, Jean Paul Prates, afirmou nesta quinta-feira (2/3), em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, que não há qualquer tipo de ingerência sobre a companhia.

Na quarta-feira (1º/3), o Ministério de Minas e Energia pediu à Petrobras a suspensão, por 90 dias, da venda de ativos, para uma “reavaliação” da atual política energética. O mercado também se assustou com as declarações da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que defendeu a revisão da distribuição de dividendos aos acionistas da Petrobras.

“O governo, em momento nenhum, chegou para mim e disse: ‘faça isso ou faça aquilo’. Não está havendo nenhum grau de intervencionismo na Petrobras. Tudo está sendo conversado, como ocorre com qualquer acionista controlador. E vamos continuar trabalhando assim”, disse Prates.

Para o presidente da Petrobras, foi o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e não o atual, que interferiu na estatal.

“Quem era intervencionista era o governo anterior, que mandava a Petrobras praticar esse PPI (Preço de Paridade Internacional) para ajudar o importador, mesmo sem ter necessidade”, criticou. “O importador é meu competidor. Se é mercado, vamos jogar o jogo do mercado. Mas me obrigar a praticar o preço do concorrente? Não faz nenhum sentido.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?