metropoles.com

“Não chegará a 30%”, diz Appy sobre alíquota do IVA

Para Bernard Appy, é improvável que o Senado aprove ainda mais exceções no texto do projeto, que deve ser analisado pela Casa em agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Filipe Scotti/FIESC
Imagem colorida de Bernard Appy
1 de 1 Imagem colorida de Bernard Appy - Foto: Filipe Scotti/FIESC

O secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, idealizador da proposta aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados, projeta que a alíquota do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), ainda desconhecida, não deve passar de 30%.

As declarações de Appy foram dadas em uma live promovida pela XP na quinta-feira (13/7). “Com base em hipóteses razoáveis, a alíquota não chegará a 30%”, afirmou o secretário.

No mesmo dia, mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia afirmado que, com o passar o tempo, a alíquota do IVA atingiria “o equilíbrio em um patamar inferior a 25%”.

A preocupação em relação ao IVA aumentou com a inclusão de uma série de exceções e regimes diferenciados no sistema tributário aprovadas pela Câmara, o que fatalmente aumentará a alíquota do imposto.

Houve mais exceções do que gostaríamos. Quanto mais exceções, maior a alíquota de IVA”, admitiu o secretário.

Para Appy, é improvável que o Senado aprove ainda mais exceções no texto do projeto, que deve ser analisado pela Casa em agosto. A reforma tributária também precisa de duas aprovações no Senado, por maioria qualificada.

Caso o texto sofra alterações, terá de ser encaminhado novamente à Câmara.

Críticas do setor de serviços

Durante a live, Bernard Appy voltou a rebater críticas de alguns representantes do setor de serviços, que alegam que terão aumento da carga tributária com a reforma.

“Para o pequeno prestador de serviços, haverá uma melhora. A alíquota será maior, mas haverá crédito tributário, o que hoje não existe”, disse Appy.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?