metropoles.com

Na Europa, bolsas despencam com temor sobre setor bancário global

Principais índices do mercado na Europa, como os de Alemanha, França, Reino Unido e Itália, tombam com preocupação sobre sistema financeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Boris Roessler/picture alliance via Getty Images
DAX under pressure after US banking turmoil
1 de 1 DAX under pressure after US banking turmoil - Foto: Boris Roessler/picture alliance via Getty Images

Ao contrário do que aconteceu na Ásia, as principais bolsas da Europa desabam nesta quarta-feira (15/03), com temor generalizado em relação ao setor bancário global, após o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank, nos Estados Unidos, e o derretimento das ações do Credit Suisse.

Por volta das 9 horas (pelo horário de Brasília), o índice Stoxx 600, que reúne as 600 principais empresas europeias com ações em bolsa, tombava 2,45%, aos 438 pontos.

O índice DAX, de Frankfurt, registrava perdas de 2,68%, enquanto o francês CAC 40 recuava 3,33% e o FTSE 100, de Londres, caía 2,6%. Na Itália, o FTSE MIB, de Milão, cedia 0,63%.  

Os papéis ligados ao setor bancário tinham forte queda no Stoxx Europe 600.

Além do derretimento do Credit Suisse, outros bancos europeus também desabam nesta quarta. O BNP Paribas caía 11,5%, enquanto o Société Générale recuava 7,48% e o HSBC, 4,31%.

Como noticiado mais cedo pelo Metrópoles, as ações do Credit Suisse derretem após o principal acionista da instituição financeira, o Saudi National Bank (SNB), da Arábia Saudita, afastar a possibilidade de fazer aportes no banco, que passa por grave crise.

Por volta das 7h30 (pelo horário de Brasília), as ações do banco suíço tombavam quase 20% na Bolsa de Valores de Zurique, negociadas a 1,8 franco suíço (cerca de R$ 10). Durante a sessão, os papéis do Credit chegaram a recuar para a mínima histórica de 1,72 franco suíço (R$ 9,85).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?