metropoles.com

Musk retira recurso de prevenção a suicídios do Twitter, diz agência

Ferramenta exibia no topo de resultados de buscas especificas contatos de organizações de apoio à saúde mental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Muhammed Selim Korkutata / Anadolu Agency
Elon Musk, dono do Twitter, aparece pensativo ao lado de um logo da rede social. Ele poderá cobrar pelo selo de verificado - Metrópoles
1 de 1 Elon Musk, dono do Twitter, aparece pensativo ao lado de um logo da rede social. Ele poderá cobrar pelo selo de verificado - Metrópoles - Foto: Muhammed Selim Korkutata / Anadolu Agency

O Twitter removeu nos últimos dias uma ferramenta que promove a prevenção contra suicídios, além de outros recursos de segurança para usuários. A informação foi divulgada pela Reuters, na noite desta sexta-feira (23/12). De acordo com duas fontes ouvidas pela agência de notícias, foi o bilionário Elon Musk quem determinou a exclusão do recurso da rede social.

A ferramenta #ThereIsHelp era usada para exibir, no topo de resultados de buscas específicas, contatos de organizações de apoio à saúde mental, além de entidades relacionadas a questões envolvendo vacinas, aids, exploração infantil, Covid-19, violência de gênero, desastres naturais e liberdade de expressão. Representantes do Twitter e de Musk, informou a Reuters, não comentaram o tema.

A organização americana AIDS United, que fazia parte da hashtag #ThereIsHelp, e o grupo iLaw, de apoio à liberdade de expressão na Tailândia, disseram à agência que o fim da ferramenta foi surpreendente.

Eirliani Abdul Rahman, que fazia parte do extinto grupo consultivo de conteúdo do Twitter, classificou a medida como “desconcertante” e “perturbadora”. Ela observou que, mesmo que o funcionamento tenha sido interrompido para um eventual aprimoramento, tal melhoria deveria ser feita “em paralelo” e não por meio de uma remoção do recurso.

Desde a compra do Twitter, por US$ 44 bilhões, em outubro, o bilionário Elon Musk vem se envolvendo em sucessivas polêmicas. Nos últimos dias, promoveu uma enquete entre usuários da rede para saber se deveria deixar o cargo de CEO da empresa.

O resultado foi que 57,5% das pessoas disseram que “sim”, ele deveria sair do comando da companhia, ante 42,5% que responderam “não” à pergunta. No total, 17,5 milhões de pessoas participaram do levantamento. No início desta semana, Musk disse que acataria a decisão e procuraria alguém “tolo o suficiente” para ocupar o posto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?