metropoles.com

Mudança pode indicar que meta fiscal foi abandonada, diz Campos Neto

Presidente do BC afirmou, em evento em Nova York, que alteração do objetivo de zerar o déficit fiscal em 2024 também geraria muita incerteza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comparece a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal
1 de 1 imagem colorida presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comparece a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira (8/11), em evento anual realizado pela gestora americana Valor Capital Group, em Nova York, nos Estados Unidos, que a mudança da meta fiscal vai gerar incerteza e os agentes financeiros podem pensar que o alvo “foi abandonado”. 

“O mercado, em meio à incerteza, tende a aumentar o prêmio de risco”, disse Campos Neto. Ele acrescentou que o custo de uma mudança da meta atenuaria eventuais benefícios da alteração.

O tema ganhou destaque no noticiário nacional depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na segunda-feira (27/11), que “dificilmente” o governo conseguiria cumprir o objetivo de zerar o déficit fiscal em 2024. Lula observou que não deixaria de realizar investimentos que considera prioritários para cumprir a meta.

No evento em Nova York, Campos Neto repetiu que o Brasil passa por uma “desancoragem gêmea” nas expectativas fiscal e de inflação. “Se o mercado não acredita na meta fiscal também não acredita na meta de inflação, esses fatores andam juntos”, afirmou. 

O presidente do BC observou ainda que os países emergentes precisam fazer “melhor o dever de casa” em função do aperto de liquidez global com taxas de juros mais elevadas. Campos Neto acrescentou que o Brasil teve surpresas positivas em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a agricultura desempenhou um papel importante nesse avanço. “Mas para o próximo ano muita gente espera um crescimento menor”, disse. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?