metropoles.com

Moraes cobra explicações sobre suspensão de assembleia da Eletrobras

Assembleia da Eletrobras votaria a incorporação de Furnas ao capital da companhia, mas não foi realizada por decisão de tribunais inferiores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro STF Alexandre de Moraes durante sessão no STF - Metrópoles
1 de 1 Ministro STF Alexandre de Moraes durante sessão no STF - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 48 horas para que desembargadores expliquem a decisão de suspender a realização da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Eletrobras, que votaria a incorporação de Furnas ao capital da companhia.

A assembleia havia sido convocada para o dia 29 de dezembro do ano passado, mas não foi realizada. A decisão de Moraes é de quarta-feira (3/1).

O ministro do STF é relator de uma ação apresentada pela própria Eletrobras contra liminares que suspenderam a assembleia. As decisões foram proferidas durante o plantão do Judiciário, no recesso de fim de ano, por desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), a pedido da Associação dos Empregados de Furnas (Asef).

Segundo os magistrados, a assembleia da Eletrobras não poderia ocorrer por causa de uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU) que questiona a diminuição do poder de voto da União na companhia. O caso tramita no STF.

No mês passado, o ministro Nunes Marques, do STF, estipulou um prazo de 90 dias para uma tentativa de conciliação entre as partes.

Em sua ação ao STF, a Eletrobras afirma que as instâncias inferiores da Justiça ultrapassaram suas atribuições e foram “muito além do que a Corte Suprema do país decidiu”.

“Para melhor apreciação da questão posta nos autos, intimem-se, com urgência, as autoridades reclamadas para que prestem informações no prazo de 48 horas”, anotou Moraes em seu despacho.

Segundo a Associação dos Empregados de Furnas, acionista da Eletrobras, o processo de incorporação “está seguindo seu curso de forma açodada, pouco transparente e com risco de dano aos acionistas minoritários”.

“Há perigo de dano irreversível caso não seja mantida a suspensão de 90 dias da AGE convocada para o dia 29/12/2023”, afirmou a associação, em manifestação encaminhada ao STF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?