metropoles.com

Monopólio: começa o julgamento que opõe governo dos EUA e Google

Departamento de Justiça acusa o Google de abusar de sua posição dominante no mercado de busca pela internet para inibir a concorrência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mateusz Slodkowski/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Foto colorida de tela de celular com a palavra Google ao fundo -- Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de tela de celular com a palavra Google ao fundo -- Metrópoles - Foto: Mateusz Slodkowski/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Começou na terça-feira (5/9) um dos julgamentos mais esperados nos Estados Unidos nos últimos meses, que opõe o Departamento de Justiça do governo americano ao Google, gigante de tecnologia.

O governo dos EUA acusa a big tech de abusar de sua posição dominante no mercado de busca pela internet para inibir a concorrência e manter seu monopólio.

Segundo informações do jornal The New York Times, o julgamento deve durar cerca de 10 semanas. São esperados os depoimentos do CEO do Google, Sundar Pichai, e de executivos de outras empresas de tecnologia.

O Google é acusado de ter recorrido a instrumentos ilegais para prejudicar a concorrência. A big tech teria pagado outras empresas, como a Apple, para fazer de seu mecanismo de busca na internet uma opção padrão em seus dispositivos e plataformas.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, esses acordos teriam criado barreiras que impediriam os consumidores de usar outras ferramentas de busca, o que consolidou a posição dominante do Google.

A big tech, que contratou três poderosos escritórios de advocacia para sua defesa, nega as acusações. A companhia alega que os acordos com outras empresas não eram exclusivos e não impediram os consumidores de escolher mecanismos de busca alternativos utilizando as configurações de seus dispositivos.

O resultado do julgamento pode repercutir entre outros gigantes da internet, como Apple, Amazon e Meta, controladora do Facebook e do Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?