metropoles.com

Monitor do PIB: economia brasileira cresceu 0,5% em novembro, diz FGV

Em relação a novembro de 2022, o PIB do país avançou 2,6%. No trimestre móvel encerrado em novembro, a alta foi de 2%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Agronegocio - Agro - Rural - fazenda - metropoles
1 de 1 Agronegocio - Agro - Rural - fazenda - metropoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A economia brasileira avançou 0,5% em novembro de 2023, na comparação com o mês anterior, de acordo com dados do Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta segunda-feira (22/1).

Em relação a novembro de 2022, o PIB do país avançou 2,6%. No trimestre móvel encerrado em novembro, a alta foi de 2%, segundo a FGV.

No acumulado de 12 meses, até novembro do ano passado, o PIB do Brasil cresceu 2,9%.

“O crescimento do PIB em novembro é reflexo do desempenho positivo das três grandes atividades econômicas (agropecuária, indústria e serviços). Pela ótica da demanda, embora o consumo das famílias tenha crescido, destaca-se negativamente o desempenho da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF). No caso da FBCF, a forte retração, influenciada principalmente pelo fraco desempenho de máquinas e equipamentos, reflete-se diretamente na baixa taxa de investimentos. Esses fatores indicam certa fragilidade desse crescimento, o que liga um alerta para o futuro”, afirma Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.

PIB em desaceleração

Na sexta-feira (19/1), dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB do país, mostraram que houve estagnação da atividade econômica em novembro do ano passado, com uma oscilação positiva de 0,01% em relação ao mês anterior.

O resultado do penúltimo mês de 2023 frustrou o mercado, que projetava uma alta de 0,1%, de acordo com o consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções dos analistas. Antes disso, o IBC-Br vinha de três quedas mensais consecutivas: em agosto (-0,77%), setembro e outubro (ambos com -0,06%).

Quando observado o desempenho da economia brasileira trimestre a trimestre, a desaceleração fica ainda mais evidente. Entre janeiro e março de 2023, impulsionada por um crescimento de mais de 21% do agronegócio, o PIB do país avançou 1,4%, em dado revisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No segundo trimestre, a expansão foi de 1% e, no terceiro, de apenas 0,1%.

Projeção para 2024

Segundo a última edição do Relatório Focus, do BC, divulgada nesta segunda, o PIB do Brasil em 2024  deve ter crescimento de 1,6%, o que representa uma leve alta em relação à estimativa da semana anterior (1,59%).

PIB

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

Os bens e serviços finais que compõem o PIB são medidos no preço em que chegam ao consumidor. Assim, levam em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?