Microsoft vai criar agência de notícia que usa inteligência artificial
De acordo com o Financial Times, gigante de tecnologia firmou parceria com a startup Semafor para desenvolver a plataforma chamada Signals
atualizado
Compartilhar notícia
A Microsoft trabalha para criar um novo serviço de notícias, em parceria com a startup de mídia Semafor (semáforo), lançada em 2022. A gigante de tecnologia quer utilizar seu chatbot de inteligência artificial (IA) para ajudar desenvolver o novo sistema. Entre os investidores da Semafor, está o bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann, que também é um dos principais acionistas da Americanas, entre outras empresas.
De acordo com o jornal britânico Financial Times, a Microsoft pagará uma soma em dinheiro, cuja quantia não foi revelada, à Semafor. Isso para patrocinar um “feed” de notícias chamado Signals (sinais).
O Signals oferecerá informações e análises de notícias internacionais. A intenção é expor diferentes pontos de vista sobre fatos ocorridos em diversas partes do mundo.
A Semafor foi fundada por Ben Smith, ex-editor do BuzzFeed, e Justin Smith, ex-presidente-executivo da Bloomberg Media. Smith, afirma o Financial Times, disse que o Signals será feito por jornalistas. A IA vai entrar na história como uma “ferramenta de pesquisa para reforçar as postagens”.
Investimento parrudo
Em janeiro do ano passado, a Microsoft anunciou um investimento de US$ 10 bilhões na startup OpenAI, a dona do ChatGPT. Google, Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e Amazon também têm feito sucessivos aportes em inteligência artificial generativa, usada para a criação de imagens, áudios e textos a partir da consolidação de fontes variadas.
Em dezembro, porém, o jornal americano “The New York Times” entrou com um processo contra a Microsoft e a OpenAI, alegando que as empresas de tecnologia “pegaram uma carona” em milhões de seus artigos para construir seus chatbots de IA. Com a ação, o jornal busca bilhões de dólares em reparações por perdas e danos.