Microsoft e Meta fazem parceria para oferecer sistema de IA a empresas
Llama 2 é o sistema de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela empresa comandada pelo bilionário Mark Zuckerberg
atualizado
Compartilhar notícia
A Microsoft e a Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciaram, na terça-feira (18/7), uma parceria para oferecer o Llama 2 – um sistema de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela empresa comandada pelo bilionário Mark Zuckerberg.
Trata-se do primeiro grande passo da Meta no mercado de IA, no qual já competem sistemas como o ChatGPT (chatbot criado pela OpenAI) e o Google Bard (que chegou na semana passada ao Brasil).
Segundo o acordo entre Microsoft e Meta, os sistemas de IA serão aplicados nos serviços de nuvem da Microsoft e nas ferramentas do Windows. Também terão acesso ao sistema clientes de outros provedores de tecnologia, como o Amazon Web Services (AWS).
A ferramenta será disponibilizada a empresas e também poderá ser utilizada por pesquisadores. O Llama 2 permitirá que desenvolvedores criem suas próprias ferramentas generativas, tendo esse sistema como base.
Desde fevereiro deste ano, a Meta, de Zuckerberg, vem trabalhando no desenvolvimento de sistemas de IA. A empresa pretende utilizar a IA generativa inserida no ambiente das redes sociais, incluindo Facebook, Instagram e WhatsApp.
De acordo com a big tech, não haverá monetização pela Meta em um primeiro momento. Apesar de o acesso comercial ao Llama 2 ser gratuito, a Microsoft pode cobrar pelo acesso à IA por meio de seus serviços, assim como a AWS e outros provedores que forneçam o sistema.
O Llama foi lançado em fevereiro deste ano e é o modelo de aprendizado de máquina utilizado pela Meta em uma série de aplicações em suas redes sociais. Agora, a companhia decidiu colocar o sistema no mercado, com o objetivo de ampliar sua presença no segmento de IA generativa.
Em nota, Zuckerberg afirmou que o Llama 2 oferece algumas melhorias na arquitetura de dados em relação à primeira versão do modelo. Segundo o CEO da empresa, a Meta coletou mais de 1 milhão de anotações humanas para abastecer e aperfeiçoar o sistema.