metropoles.com

Micro e pequenas empresas geram 70% de novas vagas de emprego em maio

As micro e pequenas empresas (MPEs) responderam por sete em cada dez vagas em maio, com 108,4 mil postos, segundo levantamento do Sebrae

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mulher de touca e blusa branca com caixa e sacola em mãos no comércio - Metrópoles
1 de 1 Mulher de touca e blusa branca com caixa e sacola em mãos no comércio - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As micro e pequenas empresas (MPEs) responderam pela maior parte das novas vagas de emprego criadas no mercado formal brasileiro, segundo levantamento realizado pelo Sebrae. Ao todo, 70% das novas vagas de trabalho em maio foram criadas por MPEs, um aumento de dois pontos percentuais em comparação ao mesmo mês do ano passado.

O levantamento foi feito com base nos dados de maio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os últimos disponíveis.

No mês, o Brasil registrou saldo líquido de 155 mil novos empregos, com 108,4 mil dessas vagas geradas por micro e pequenas empresas.

As médias e grandes empresas criaram 23 mil postos de trabalho, o que equivalente a 15% do total de vagas. O restante das vagas foi gerada pelo setor público e organizações sem fins lucrativos.

A proporção das MPEs no saldo de vagas cresceu ligeiramente em relação ao ano passado. Em maio de 2022, as MPEs foram responsáveis por 68% (277,7 mil) do total de vagas.

Já as médias e grandes empresas reduziram sua participação, que era de 22% em maio de 2022, uma queda de sete pontos percentuais.

Serviços e construção lideram novas vagas em MPEs

Os setores que mais geraram vagas em maio foram Serviços (53.224 vagas), Construção (28.825 vagas) e Comércio (16.332 vagas). Já nas médias e grandes empresas, os principais setores foram Serviços (24.039 vagas), Agropecuária (2.081 vagas) e Extrativa Mineral (1.632 vagas).

Na divisão por atividades, as líderes em saldo de vagas em maio foram:

  • “Construção de edifícios” (8.660 vagas);
  • “Serviços combinados de escritório e apoio administrativo” (3.598 vagas);
  • “Construção de rodovias e ferrovias” (3.283 vagas).

São consideradas micro ou pequenas empresas as companhias de até 99 empregados (em setores como indústria e construção) e de 49 empregados (se operam em agricultura, comércio e serviços).

Acumulado do ano

No acumulado de janeiro a maio deste ano, as MPEs responderam por 69% das vagas, com 594 mil postos.

Já as médias e grandes empresas geraram 163 mil postos de trabalho, 19% do total.

No acumulado até maio, a maior parte das vagas em MPEs vieram de Serviços (339.127 vagas), Construção (123.937 vagas) e Indústria da Transformação (64.754 vagas).

O setor de Comércio, que apresentava resultado negativo até abril, agora sinaliza recuperação, com saldo positivo de 34.127 novas vagas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?