metropoles.com

Metade das indústrias de SP tem problemas para pagar empréstimos

Pesquisa feita pela Fiesp mostra que mais de 50% das empresas com créditos contratados atrasaram ou preveem dificuldade para quitar débitos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida da fachada do prédio da Fiesp com logotipo das entidades- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da fachada do prédio da Fiesp com logotipo das entidades- Metrópoles - Foto: Reprodução

Mais de 50% das empresas industriais com créditos contratados estão com parcelas em atraso ou preveem dificuldades de pagamento em até seis meses, o que tende a aumentar a inadimplência no setor. É isso o que indica a pesquisa “Endividamento no Crédito Livre”, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta quinta-feira (20/7). O levantamento foi feito com 339 indústrias paulistas, de diversos setores e portes, entre 24 de maio e 9 de junho.

Além disso, 70% das empresas pesquisadas buscaram as instituições financeiras para renegociar as condições de empréstimo. Em 87,5% das vezes, a demanda era de aditamento, repactuação ou reorganização dos contratos. Metade, porém, não conseguiu concluir a renegociação.

De acordo com o levantamento, 30,1% das indústrias pesquisadas contrataram capital de giro. O ano com o maior número de contratos desse foi 2022, com 45,1%.

As altas taxas de juros, as dificuldades relacionadas à documentação e as exigências de garantias muito elevadas foram apontados como fatores limitantes para a solicitação de crédito. Do total, 56,1% das indústrias informaram não precisar de empréstimos no momento da pesquisa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?