Mesmo em crise, Disney renova contrato de CEO até 2026
O Conselho de Administração do grupo Disney aprovou, por unanimidade, a renovação do contrato de Bob Iger por mais três anos
atualizado
Compartilhar notícia
A Walt Disney Company anunciou, na quarta-feira (12/7), a prorrogação do contrato do CEO do grupo, Robert Iger, até 2026. A empresa passa por um processo de reestruturação interna, em meio a uma crise gerada por queda nas receitas de bilheterias, demissões e uma série de cortes de custos.
O Conselho de Administração do grupo Disney aprovou, por unanimidade, a renovação do contrato de Bob Iger por mais três anos. Segundo os membros do colegiado, a decisão traz continuidade e estabilidade à companhia em um momento de transição para o streaming.
“Há mais a realizar antes que esse trabalho transformador seja concluído. Estou comprometido em ver isso até o fim”, afirmou Iger em um comunicado a funcionários.
“Nosso progresso não será linear, na medida em que continuamos navegando em um ambiente econômico difícil e com mudanças tectônicas que ocorrem em nosso setor. Este é um momento que exige que permaneçamos firmes, estratégicos e com visão clara sobre o caminho a seguir”, completou Iger.
Além da prorrogação de seu vínculo, o CEO da Disney deve receber um bônus anual de desempenho que pode superar em até 500% o seu salário atual.
Iger antecipou demissões
Em fevereiro deste ano, Bob Iger anunciou que o grupo cortaria cerca de 7 mil funcionários, como parte de um plano de reestruturação que pretendia gerar uma economia de US$ 5,5 bilhões.
No fim de maio, a Disney realizou mais uma rodada de demissões, que atingiu mais de 2,5 mil funcionários e colaboradores.
Foi a terceira onda de demissões na companhia americana em 2023, a maior de todas. As duas primeiras ocorreram em março e abril, totalizando 4 mil empregos eliminados.
As divisões do grupo mais atingidas pelos cortes foram a seção de entretenimento da Disney, os parques temáticos, o setor de experiências e produtos e a ESPN, gigante de comunicação esportiva dos Estados Unidos.
Até outubro de 2022, a Disney contava com cerca de 220 mil funcionários e colaboradores em todo o mundo.