metropoles.com

Mercedes-Benz negocia a suspensão de contratos de trabalhadores em MG

Mercedes-Benz informa que medida é necessária devido à queda nas vendas. Parte dos funcionários da empresa já está em férias coletivas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Mercedes-Benz
caminhoes-mercedes-benz-537ca2b5736f0_album
1 de 1 caminhoes-mercedes-benz-537ca2b5736f0_album - Foto: Reprodução/Mercedes-Benz

A direção da Mercedes-Benz do Brasil negocia com os trabalhadores da unidade de Juiz de Fora (MG) a suspensão do contrato de trabalho dos colaboradores da fábrica de caminhões. A ideia é que, por até dois meses, os funcionários fiquem afastados de suas funções ou tenham as horas de trabalho reduzidas, com a promessa de que retornarão às condições normais no futuro.

Segundo a subsidiária da montadora alemã, a medida tem o objetivo reduzir os prejuízos com a forte queda nas vendas de veículos automotores no Brasil. Além disso, a empresa aponta os altos juros praticados no país e a dificuldades na concessão de financiamento entre os motivos da atual crise na companhia.

A montadora alemã acrescentou que, desde o dia 3 de abril, parte dos trabalhadores da unidade de Juiz de Fora está em férias coletivas, enquanto outra parte atua em regime de horas semanais reduzidas. O mesmo cenário é a realidade de outra unidade da Mercedes, a de São Bernardo do Campo (SP).

Trata-se de mais um capítulo na crise do setor automobilístico brasileiro, que se arrasta desde a pandemia de Covid-19, com a falta de componentes elétricos e eletrônicos, a exemplo do chips fornecidos por empresas estrangeiras.

A fábrica da Mercedes em Juiz de Fora, que antes produzia carros da marca, recebeu investimento de R$ 450 milhões. A unidade passou a produzir apenas caminhões, com a montagem dos modelos Actros e Accelo.

No total, a companhia tem três fábricas no Brasil: em São Bernardo do Campo, Juiz de Fora e em Campinas. Na América Latina, a Mercedes mantém outras duas unidades para montar caminhões, uma na Argentina e outra na Colômbia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?