metropoles.com

Mercado Livre lidera queixas na Black Friday, diz Procon-SP

Ranking do órgão de defesa do consumidor coloca o Magalu, em 2º lugar, e o Carrefour, em 3º. Principal queixa foi a demora nas entregas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Getty Images
black friday
1 de 1 black friday - Foto: Foto: Getty Images

Um ranking preparado pelo Procon-SP com as empresas que acumularam o maior número de reclamações durante a Black Friday traz o Mercado Livre em primeiro lugar, com 222 queixas. Na segunda posição, ficou o Magazine Luiza, com 84. Depois dessas companhias, vieram o Carrefour, com 68, a Casas Bahia, com 49, e a Amazon, com 38.

Os principais problemas relatados pelos consumidores foram a não entrega ou a demora para a entrega de produtos, com 442 reclamações, e a mudança do preço ao finalizar a compra, com 208. 

O ranking, nota o Procon-SP, pode sofrer alterações porque as promoções continuam nesta segunda-feira (27/11) e nem todas as mercadorias devem ter sido entregues. O relatório do órgão de defesa do consumidor de São Paulo foi produzido desde 6 de novembro, mas somente para reclamações específicas relacionadas à Black Friday.

Até quinta-feira (23/11), haviam sido registradas cerca de 700 queixas. Na sexta-feira (24/11) e no fim de semana, foram recebidas outras 700.

Informações divulgadas por consultorias, indicam que o faturamento do e-commerce na sexta-feira da promoção registrou queda de 15%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O volume de produtos adquiridos também apresentou recuo.

Sobre o assunto, o Mercado Livre divulgou a seguinte nota:

“O Mercado Livre lamenta que alguns usuários tenham experimentado dificuldades em sua plataforma durante a Black Friday. A empresa está analisando o pedido de esclarecimento do Procon-SP, bem como todas as queixas apresentadas à entidade, respeitando todos os prazos de resposta. Cabe mencionar que o Mercado Livre vendeu mais de 2,8 milhões de produtos apenas na sexta-feira da Black Friday, o que indica que o número de queixas apresentadas no período representa uma mínima fração dos milhões de brasileiros que usufruíram da plataforma e de suas promoções durante a data.

“A empresa destaca também que ofertou, por meio de seu ecossistema de e-commerce e banco digital, mais de 550 mil cupons de desconto para usuários que puderam economizar em suas compras na plataforma desde o início de sua campanha de Black Friday, em 16 de outubro.
Com isso, o Mercado Livre reitera seu compromisso com seus usuários em oferecer as melhores experiências em atendimento, compras e pagamentos, inclusive em períodos de alta no volume de vendas.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?