Mercado Livre lidera queixas na Black Friday, diz Procon-SP
Ranking do órgão de defesa do consumidor coloca o Magalu, em 2º lugar, e o Carrefour, em 3º. Principal queixa foi a demora nas entregas
atualizado
Compartilhar notícia
Um ranking preparado pelo Procon-SP com as empresas que acumularam o maior número de reclamações durante a Black Friday traz o Mercado Livre em primeiro lugar, com 222 queixas. Na segunda posição, ficou o Magazine Luiza, com 84. Depois dessas companhias, vieram o Carrefour, com 68, a Casas Bahia, com 49, e a Amazon, com 38.
Os principais problemas relatados pelos consumidores foram a não entrega ou a demora para a entrega de produtos, com 442 reclamações, e a mudança do preço ao finalizar a compra, com 208.
O ranking, nota o Procon-SP, pode sofrer alterações porque as promoções continuam nesta segunda-feira (27/11) e nem todas as mercadorias devem ter sido entregues. O relatório do órgão de defesa do consumidor de São Paulo foi produzido desde 6 de novembro, mas somente para reclamações específicas relacionadas à Black Friday.
Até quinta-feira (23/11), haviam sido registradas cerca de 700 queixas. Na sexta-feira (24/11) e no fim de semana, foram recebidas outras 700.
Informações divulgadas por consultorias, indicam que o faturamento do e-commerce na sexta-feira da promoção registrou queda de 15%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O volume de produtos adquiridos também apresentou recuo.
Sobre o assunto, o Mercado Livre divulgou a seguinte nota:
“O Mercado Livre lamenta que alguns usuários tenham experimentado dificuldades em sua plataforma durante a Black Friday. A empresa está analisando o pedido de esclarecimento do Procon-SP, bem como todas as queixas apresentadas à entidade, respeitando todos os prazos de resposta. Cabe mencionar que o Mercado Livre vendeu mais de 2,8 milhões de produtos apenas na sexta-feira da Black Friday, o que indica que o número de queixas apresentadas no período representa uma mínima fração dos milhões de brasileiros que usufruíram da plataforma e de suas promoções durante a data.
“A empresa destaca também que ofertou, por meio de seu ecossistema de e-commerce e banco digital, mais de 550 mil cupons de desconto para usuários que puderam economizar em suas compras na plataforma desde o início de sua campanha de Black Friday, em 16 de outubro.
Com isso, o Mercado Livre reitera seu compromisso com seus usuários em oferecer as melhores experiências em atendimento, compras e pagamentos, inclusive em períodos de alta no volume de vendas.”