metropoles.com

Mercado considera positivos dados sobre inflação de abril, do IPCA-15

Indicador teve alta de 0,57%, mas elevação foi menor do que a observada em março, quando alcançou 0,69%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metrópoles
Goiânia (GO) 27/07/2022Mesmo com queda da inflação no mês de julho, resultado do corte do ICMS sobre combustíveis e energia elétrica, alimentos tiveram alta expressiva e continuam pesando no b
1 de 1 Goiânia (GO) 27/07/2022Mesmo com queda da inflação no mês de julho, resultado do corte do ICMS sobre combustíveis e energia elétrica, alimentos tiveram alta expressiva e continuam pesando no b - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

Agentes de mercado receberam com relativo otimismo o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país. O indicador apresentou uma alta de 0,57%, em abril, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (26/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, o IPCA-15 desacelerou na comparação com março, quando havia anotado alta de 0,69%. Ele acumulou 4,16%, em 12 meses, a primeira vez que fica abaixo de 5% desde fevereiro de 2021 nesse tipo de comparação.

Na avaliação de Juliano Ferreira, economista-chefe da BGC Liquidez, o resultado foi melhor do que o esperado. “Nossa expectativa era de 0,63%”, diz. Ela levava em conta um avanço maior do que o ocorrido, por exemplo, em relação aos preços administrados. A elevação foi de 1,41%, ante uma projeção da mediana do mercado de 1,49% e de 1,60% para a BGC.

Para Amabile Ferrazoli, economista da Tenax Capital, o destaque do índice ficou com o tema alimentação. “O dado chama a atenção pela sazonalidade do indicador”, diz. “Abril é o mês com a maior média sazonal de altas de preços de alimentação e verificamos uma variação negativa de 0,15%.”

Ela destaca, contudo, que a inflação de serviços é mais resiliente. “Observar em que patamar a inflação dessa parte do índice consegue se estabilizar é importante para entendermos o quanto a política monetária ainda terá de trabalho”, afirma, observando: “A desinflação desse grupo de itens deverá acontecer em dois estágios: a primeira já aconteceu, com reajuste de preços relativos na economia. A segunda, mais custosa, fruto do efeito de aperto monetário na economia, é a que está em curso”.

No IPCA-15 de abril, a inflação de serviços marcou 0,51%, o que em termos anualizados ajustados pela sazonalidade apontou uma variação de 6,3%, vindo de 5,5% no mês passado. “Em 12 meses, ainda temos uma inflação de 7,4% nesse importante grupo”, diz Amabile.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?