metropoles.com

Mercadante quer aumentar a exigência de conteúdo local na indústria

Presidente do BNDES diz que governo vai propor elevação e que país precisa de nova relação entre políticas públicas, Estado e investimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
imagem colorida presidente BNDES Aloizio Mercadante - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente BNDES Aloizio Mercadante - Metrópoles - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira (19/3) que o governo federal vai propor o aumento da exigência de conteúdo local na produção da indústria brasileira. A afirmação foi feita durante evento realizado em São Paulo, focado na discussão sobre mobilidade e transição energética.

Em discurso, Mercadante observou que o país precisa criar uma nova relação entre políticas públicas, Estado e investimentos. Ele elogiou as medidas de incentivo à indústria automotiva, implementadas pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Mercadante observou que, em razão de vantagens competitivas oferecidas pela produção de etanol, a “rota” mais promissora para o país é de desenvolvimento do carro híbrido em detrimento dos veículos 100% elétricos.

O conteúdo local (ou nacional) é a relação entre a proporção dos investimentos nacionais aplicados em um determinado bem ou serviço, correspondendo à parcela de participação da indústria nacional na produção desse mesmo bem ou serviço.

Mercadante observou que, no caso dos ônibus, o BNDES impulsiona as versões elétricas, apesar do elevado custo do modelo. “É uma solução tecnológica imprescindível”, disse. “E chassi e bateria têm de ser feitos no Brasil.” Ele notou que o banco de fomento está financiando a produção de 1.300 veículos desse tipo em São Paulo.

O banco, acrescentou Mercadante, vai “pisar no acelerador” no financiamento de energia limpa e mobilidade sustentável. Para o presidente do BNDES, a indústria nacional “precisa levantar a cabeça” e se valer das oportunidades abertas pela transição energética.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?