metropoles.com

McDonald’s perde direito de uso de marca Big Mac em lanche de frango

Decisão da União Europeia vale para versão alternativa do sanduíche. Exclusividade ainda se aplica ao modelo tradicional, de carne bovina

atualizado

Compartilhar notícia

Sullivan/Getty Images
Letreiro Mc Donald's
1 de 1 Letreiro Mc Donald's - Foto: Sullivan/Getty Images

O McDonald’s perdeu o direito de usar com exclusividade a marca Big Mac para a versão de frango de seu mais famoso sanduíche na União Europeia (UE). A decisão foi tomada pelo Tribunal Geral da UE, a partir de uma disputa da gigante mundial do fast food contra a rede irlandesa Supermac. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (5/6).

A batalha dos hambúrgueres começou em 2017, quando a Supermac tentou revogar a marca Big Mac. O Instituto da Propriedade Intelectual da UE chegou a atender o pedido da rede irlandesa, mas voltou atrás depois de uma apelação do McDonald’s.

Nesta quarta-feira, o Tribunal de Justiça da UE alterou essa decisão e determinou que a rede americana não pode reivindicar proteção da marca para a versão de frango do Big Mac. O uso do nome no lanche com carne bovina, entretanto, continua sendo exclusivo do McDonald’s.

A decisão da Justiça da UE considerou que a companhia americana, com sede em Chicago, não apresentou provas que demonstrassem o uso contínuo da marca Big Mac para os sanduíches de frango durante um período de cinco anos nos 27 países do bloco europeu. Essa seria a condição para o exercício do direito à propriedade exclusiva. 

Versão com frango

O sanduíche em disputa é considerado uma edição especial na UE, embora seja mais comum nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ele segue a mesma receita da versão tradicional (molho especial, alface, queijo e picles em um pão de gergelim), mas com dois hambúrgueres de frango. 

“Sabíamos, quando assumimos a batalha, que se tratava de um cenário de Davi contra Golias. O objetivo original do nosso pedido de cancelamento era esclarecer o uso de bullying de marca registrada por essa multinacional para sufocar a concorrência”, disse, em nota, Pat McDonagh, diretor administrativo da Supermac.

Para o McDonald’s, a decisão da UE não afeta o direito da empresa de usar a marca registrada Big Mac. Em um comunicado, a companhia afirmou que segue entusiasmada para “servir com orgulho as comunidades locais”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?