Maior economia da Europa, Alemanha deve ter queda do PIB em 2023
Economia da Alemanha deve terminar 2023 com uma queda de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo projeção de 5 institutos do país
atualizado
Compartilhar notícia
A Alemanha, principal economia da Europa e quarta maior do mundo, deve terminar 2023 com uma queda de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB).
A projeção foi feita por cinco institutos econômicos e consta de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28/9).
A nova estimativa é bem inferior à alta de 0,3% projetada anteriormente pelos institutos para este ano.
Em 2024, a economia alemã deve crescer 1,3% (ante 1,5% da última projeção) e, para 2025, a estimativa é a de uma alta de 1,5%.
De acordo com os institutos, o PIB da Alemanha foi afetado pela recuperação mais lenta do setor industrial e do consumo, em relação ao que era esperado.
O mercado de trabalho deve continuar sofrendo os efeitos de um desempenho econômico mais modesto e o desemprego pode aumentar, afirmam os analistas.
Inflação
Segundo as projeções, a inflação na Alemanha deve terminar este ano em 6,1% e desacelerar forte em 2024, para 2,6%.
Como noticiado mais cedo pelo Metrópoles, a inflação no país ficou em 4,5% em setembro, na base de comparação anual, ante 6,1% em agosto. Os dados são preliminares.
O resultado veio um pouco abaixo das expectativas do mercado, que variavam entre 4,6% e 4,7%.
Quarta economia do mundo
A Alemanha é a quarta maior economia do mundo e a maior da Europa, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O PIB alemão é superado apenas por Estados Unidos, China e Japão.