Lula assina MP que confirma volta do Coaf para Ministério da Fazenda
Decisão já havia sido tomada por Lula antes de assumir a Presidência; com isso, o Coaf ficará sob a alçada da pasta de Fernando Haddad
atualizado
Compartilhar notícia
Foi publicada na edição desta segunda-feira (2/1) do Diário Oficial da União uma Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que confirma a volta do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Fazenda.
A decisão já havia sido tomada por Lula antes de assumir a Presidência da República. Com isso, o Coaf ficará sob a alçada da pasta comandada pelo ministro Fernando Haddad.
No início do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Coaf havia saído do guarda-chuva da Fazenda e sido transferido para o Ministério da Justiça, então comandado pelo ex-juiz Sergio Moro. Mais tarde, voltou para o Ministério da Economia, de Paulo Guedes, e, depois, para o Banco Central (BC).
Criado em 1998, o Coaf é uma unidade de inteligência financeira do governo federal que atua, principalmente, no combate à lavagem de dinheiro.