Lufthansa fecha acordo com Itália para compra de empresa aérea estatal
Inicialmente, a Lufthansa terá uma participação de 40% na companhia aérea ITA Airways, mas esse percentual deve aumentar para 90% a 95%
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Economia da Itália e a companhia aérea alemã Lufthansa fecharam um acordo sobre o futuro da estatal ITA Airways, fundada em 2020 e que sucedeu a antiga Alitalia.
Depois de semanas de intensas negociações, o acordo entre o governo italiano e a empresa alemã deve ser assinado até o fim desta semana. Inicialmente, a Lufthansa terá uma participação de 40% na ITA, mas esse percentual deve aumentar para 90% a 95%.
Os alemães propuseram, no início das negociações, um investimento inicial de 250 milhões de euros na companhia italiana, mas o valor subiu para algo entre 320 milhões e 330 milhões de euros.
No primeiro semestre de 2026, a Lufthansa poderá acionar uma cláusula que prevê a compra de mais 50% ou 55% da ITA, por cerca de 500 milhões de euros. Nesse caso, uma fatia de 5% a 10% seguiria com o governo da Itália.
Depois da formalização do acordo, deve ser convocada uma assembleia de acionistas da ITA para a nomeação de um novo Conselho de Administração. A expectativa é a de que pelo menos dois dos cinco membros do colegiado sejam substituídos.
O acordo ainda terá de ser aprovado pelos órgãos regulatórios e antitruste da União Europeia, o que pode levar de 3 a 4 meses.
O grupo Lufthansa já é dono de companhias aéreas como Austrian Airlines, Brussels Airlines, Eurowings e Swiss Airlines.