metropoles.com

Libertadores: invasão argentina no RJ fez ocupação de hotéis bater 90%

Maior concentração de torcedores do Boca Juniors foi registrada em bairros como Copacabana e Leme; Fluminense venceu a final da Libertadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
João Gabriel Alves/picture alliance via Getty Images
Imagem de torcedores do Boca Juniors, da Argentina, fazendo festa na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com camisas do time e bandeiras com o símbolo do clube - Metrópoles
1 de 1 Imagem de torcedores do Boca Juniors, da Argentina, fazendo festa na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com camisas do time e bandeiras com o símbolo do clube - Metrópoles - Foto: João Gabriel Alves/picture alliance via Getty Images

A “invasão” de torcedores do Boca Juniors no Rio de Janeiro neste fim de semana, para acompanhar de perto a final da Copa Libertadores da América contra o Fluminense, foi uma excelente notícia para o turismo da Cidade Maravilhosa.

De acordo com dados preliminares da Prefeitura do Rio, a taxa de ocupação da rede hoteleira na cidade se aproximava de 90% até sábado (4/11), dia do jogo decisivo no Maracanã.

A maior concentração de torcedores do Boca foi registrada em bairros como Copacabana e Leme, nos quais a ocupação dos hotéis ultrapassou 91%. Os dados ainda serão consolidados pela administração municipal.

Como era de se esperar, o movimento nos aeroportos do Rio também aumentou nos últimos dias. Segundo a concessionária RioGaleão, apenas na quarta-feira (1º/11), a três dias da final da Libertadores, quase 20 mil argentinos desembarcaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

A agência oficial de viagem da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), a Absolut Sport, vendeu todos os seus pacotes, incluindo hospedagem, traslado até o estádio e ingresso. As vendas não se limitaram à Argentina – também houve compradores em países como Espanha, México, Portugal e Honduras.

Violência

Nos últimos dias, as autoridades do Rio e a Conmebol manifestaram forte preocupação com episódios de violência envolvendo torcedores de Fluminense e Boca. Houve uma série de confrontos pela cidade, inclusive na praia de Copacabana.

A hipótese de proibir a entrada das torcidas no Maracanã e fazer o jogo com portões fechados foi cogitada pelos dirigentes, mas não se concretizou.

Título inédito do Flu

O Fluminense derrotou o Boca Juniors, no Maracanã, por 2 a 1 (1 a 0 na prorrogação, depois de um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar), conquistando o primeiro título da Libertadores de sua história.

A equipe brasileira havia sido derrotada na final do torneio continental em 2008, para a LDU, do Equador, nos pênaltis, também no Maracanã.

O Boca Juniors tem seis títulos da Libertadores. O último foi vencido em 2007, na final contra o Grêmio. Em 2012, 2018 e 2023, o time argentino chegou à decisão, mas perdeu o campeonato (para Corinthians, River Plate e Fluminense, respectivamente).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?