metropoles.com

“Lamentável e gravíssimo”, diz presidente da CVM sobre caso Americanas

João Pedro Nascimento, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), disse que órgão montou força-tarefa para investigar a Americanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
João-Pedro-Nascimento-CVM
1 de 1 João-Pedro-Nascimento-CVM - Foto: Reprodução

O caso Americanas, que pode se confirmar como a maior  fraude corporativa do mercado brasileiro, foi classificado como “lamentável” e “gravíssimo” pelo presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em evento organizado pelo banco BTG Pactual na manhã desta quarta-feira (14/2), João Pedro Nascimento foi questionado sobre a atuação da autarquia frente ao rombo contábil de R$ 20 bilhões identificado no balanço de resultados da Americanas.

“Constituímos uma força-tarefa para lidar com o assunto (o caso Americanas). É um assunto lamentável, classificado internamente como gravíssimo, e a CVM não vai poupar esforços para identificar cada um dos responsáveis pelos acontecimentos”, afirmou o presidente da CVM.

Ele disse que as áreas técnicas estão trabalhando para conduzir os trabalhos de forma responsável, sem antecipar culpados, mas que o caso revelou um problema na estrutura de “pesos e contrapesos” do mercado.

“O conselho de administração (de uma empresa) supervisiona a diretoria. Os auditores externos supervisionam os agentes econômicos internos. O comitê de auditoria supervisiona um segmento específico do próprio conselho e da diretoria”, listou Nascimento, para explicar o que seria um sistema saudável de governança.

O presidente da CVM disse que ele, assim como outros membros do colegiado da autarquia, não pode acompanhar as investigações, pois cabe a esse colegiado julgar os processos conduzidos pelas áreas técnicas.

“Não vamos poupar quem tenha cometido ilícitos capazes de fragilizar o mercado de capitais”, finalizou.

O BTG Pactual é um dos maiores credores da Americanas e está em litígio com a empresa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?