metropoles.com

Justiça manda que Microsoft libere acesso a e-mails da Americanas

Medida foi adotada a partir de pedido feito pelo Bradesco, um dos principais credores da varejista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fachada de unidade da Lojas Americanas; perícia sobre empresa é feita pela agência Kroll - Metrópoles
1 de 1 Fachada de unidade da Lojas Americanas; perícia sobre empresa é feita pela agência Kroll - Metrópoles - Foto: Divulgação

A Justiça acatou o pedido do Bradesco para que a busca e a apreensão dos e-mails da cúpula da Americanas seja feita nos servidores da Microsoft, cuja sede fica em São Paulo. A solicitação, ajuizada pelo escritório Warde Advogados, é uma forma de evitar que a coleta dos documentos digitais seja protelada pela varejista.

A decisão foi comunicada na segunda-feira (6/2) pela juíza Andréa Galhardo Palma, da 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Em 26 de janeiro, ela havia autorizado a busca e apreensão dos e-mails trocados nos últimos dez anos por diretores e integrantes do conselho de administração da Americanas. A medida foi confirmada por liminar pelo TJSP.

Desta vez, a juíza deu prazo de três dias para que a Microsoft, provedora do servidor da Americanas, libere a retirada in loco dos arquivos digitais, que será feita por um perito da empresa Kroll.

A juíza estipulou ainda que seja enviado um ofício às empresas PwC e a KPMG, responsáveis pela análise dos balanços da varejista, para que elas preservem, sob pena de responsabilização, “toda a correspondência física e eletrônica que se relacione às auditorias realizadas nos últimos dez anos”.

Na mesma decisão,  a Justiça concedeu o prazo de 48 horas para que a Americanas “franqueie espontaneamente acesso ao perito”, para que “todos os documentos solicitados nos autos sejam devidamente extraídos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?