metropoles.com

Justiça homologa recuperação judicial da Coteminas

Pedido havia sido feito em maio, quando empresa declarou dívidas de R$ 2 bilhões. Situação da companhia teria se agravado desde a pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/MPSP
Justiça
1 de 1 Justiça - Foto: Reprodução/MPSP

A Justiça homologou, na quinta-feira (25/7), o pedido de recuperação judicial das empresas do Grupo Coteminas, dirigido por Josué Gomes da Silva, que também é presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O juiz Adilon Cláver de Resende, da 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, em Minas, havia concedido parcialmente o pedido de tutela de urgência das empresas em maio. A medida permitiu a suspensão de cobranças de dívidas diante do vencimento antecipado de debêntures (títulos de crédito) emitidos pela empresa.

Para confirmar que o grupo tem condições de se reorganizar financeiramente, o juiz nomeou peritos que vão analisar os documentos apresentados na ação. No pedido, a Coteminas indicou dívidas superiores a R$ 2 bilhões. 

De acordo com a empresa, o pedido foi motivado pelo vencimento antecipado de debêntures do Fundo de Investimentos Odernes, que solicitou acesso a ações da Ammo Varejo, controlada pelo grupo Coteminas, como garantia pelo não pagamento de dívidas.

Piora na pandemia

A companhia também afirmou que enfrentava uma combinação de fatores adversos que levaram a dificuldades financeiras desde o fim da pandemia. “Nesse contexto”, informou o fato relevante divulgado ao mercado, “com o objetivo de garantir a preservação das atividades empresariais e de ativos” a Coteminas solicitava a recuperação judicial, que englobou outras indústrias do grupo, caso da Springs Global, Santanense e Ammo Varejo.

Josué Gomes, que é filho do ex-vice-presidente José Alencar, falecido em 2011, licenciou-se da Fiesp em maio. Na ocasião, afirmou que se dedicaria ao processo de recuperação do Grupo Coteminas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?