metropoles.com

Justiça decreta falência da Itapemirim Transportes Aéreos

Administração da Itapemirim ficará a cargo da EXM Partners Assessoria Empresarial, que terá 180 dias para fazer levantamento sobre bens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida de avião da Itapemirim, na cor amarela, na pista de pouso de aeroporto
1 de 1 Imagem colorida de avião da Itapemirim, na cor amarela, na pista de pouso de aeroporto - Foto: Divulgação

A Justiça de São Paulo decretou a falência da Itapemirim Transportes Aéreos, conhecida como ITA. A decisão é do dia 11 de julho, mas foi publicada na segunda-feira (17/7).

O juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), atendeu ao pedido da Travel Technology Interactive do Brasil, credora da empresa.

A companhia aérea, cujo dono é o empresário Sidnei Piva de Jesus, suspendeu os voos e demais atividades em dezembro de 2021, de forma repentina. Na ocasião, o Procon-SP estimou que 133 mil passageiros foram prejudicados.

De acordo com o magistrado, a administração da companhia ficará a cargo da EXM Partners Assessoria Empresarial, que terá 180 dias para fazer um levantamento sobre todos os bens da empresa. Durante esse período, o administrador da massa falida deve colocar à venda todos os bens da Itapemirim.

Também será necessário apresentar a lista completa de credores da ITA. Os credores, por sua vez, têm até o dia 1º de agosto para fazer reivindicações à Justiça.

“Ficam advertidos os sócios e administradores, ainda, que, para salvaguardar os interesses das partes envolvidas e verificado indício de crime previsto na Lei n.11.101/2005, poderão ter a prisão preventiva decretada”, anotou o juiz.

Além da dívida com os credores, o Grupo Itapemirim acumulava uma dívida de cerca de R$ 2,2 bilhões em tributos.

A derrocada da Itapemirim

Depois de apenas seis meses em operação, a companhia aérea criada por Sidnei deixou consumidores à deriva no fim de 2021, às vésperas do Natal. Segundo o Ministério Público, pelo menos 342 tripulantes ficaram sem pagamentos e benefícios trabalhistas, enquanto o principal fornecedor, a Orbital, responsável pela operação nos aeroportos, teve um rombo de R$ 17 milhões.

Fundada em 1953 por Camilo Cola, a empresa viveu décadas de glória seguidas por um longo declínio. Já em crise, a empresa foi vendida para Sidnei Piva por um valor simbólico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?