metropoles.com

Justiça condena construtora MRV a indenizar consumidora em R$ 10 mil

Decisão foi tomada pelo TJSP, com base em queixa de que houve divergência entre o imóvel entregue e o folder de apresentação do projeto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/Reprodução
imagem colorida chaveiro com casa e chave - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida chaveiro com casa e chave - Metrópoles - Foto: Getty Images/Reprodução

A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou a construtora MRV a indenizar, por danos morais, uma cliente que teve o imóvel entregue com divergências estruturais em relação à unidade apresentada em folders de divulgação. De acordo com o TJSP, ao receber as chaves, a autora da ação notou uma série de alterações que inviabilizavam o projeto mobiliário baseado no que havia sido apresentado inicialmente. O valor da indenização foi fixado em R$ 10 mil.

Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Alcides Leopoldo, destacou que o Código de Defesa do Consumidor é aplicado à incorporação, construção e comercialização de unidades habitacionais, assegurando o fornecimento de publicidade com informações corretas, claras e precisas.

O magistrado apontou ainda que, apesar de o contrato prever a possibilidade de modificações, tal dispositivo não autoriza a alteração substancial do bem, sob pena de desconfigurar o imóvel adquirido. 

“Embora possa se exigir tolerância de pequenas alterações no projeto (disposição interna de tubulações, passagens de fiação elétrica, e terminais de tomada), não é razoável que seja permitida a alteração do formato de paredes, como foi feito, o que evidentemente importa em descumprimento contratual, pela inequívoca alteração do planejamento e do uso que se pretendia fazer no local, consistindo em má prestação do serviço”, afirmou Leopoldo.

Os desembargadores Marcia Dalla Déa Barone e Carlos Castilho Aguiar França completaram a turma de julgamento.  A decisão foi unânime.  O imóvel no qual a ação está baseado fica em Botucatu, no interior de São Paulo.

Por meio de nota, a MRV informou: “A construtora não comenta decisão jurídica, mas reitera seu compromisso com a excelência e o cuidado no atendimento de seus clientes”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?