metropoles.com

Justiça barra pagamento de dívidas da Americanas com trabalhadores

Medita também suspende quitação de débitos com pequenos fornecedores. Decisão do TJRJ foi tomada a partir de pedido do Banco Safra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida fachada loja americanas
1 de 1 imagem colorida fachada loja americanas - Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) acatou solicitação do Banco Safra e suspendeu, em medida liminar, o pagamento antecipado da Americanas de dívidas com trabalhadores e credores de pequeno porte, autorizado pela 4ª Vara Empresarial do Rio, no início da semana passada. Esses débitos somam R$ 192 milhões.

No pedido, o banco argumentou que o pagamento antecipado é “incompatível com as normas processuais”, estabelecidas pela Lei de Recuperação de Empresas (LRE). A Americanas, por sua vez, havia argumentado que o valor desses dois tipos de débitos é pequeno em relação à dívida total da companhia, estimada em R$ 42,5 bilhões.

Na prática, o Safra quer que os pagamentos só sejam retomados após a aprovação do plano de recuperação judicial da empresa, iniciada em 19 de janeiro, que conte com o aval dos credores.

Em nota, a Americanas informou que “respeita a decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e deu a ela cumprimento imediato tão logo cientificada”. A seguir, apontou: “A companhia reafirma a sua convicção na razoabilidade e na correção do seu pedido de pagamento antecipado das classes I e IV, formadas, majoritariamente, por credores trabalhistas e por micro e pequenas empresas, como forma de minimizar o impacto socioeconômico decorrente de sua recuperação judicial. A companhia informa ainda que está avaliando as medidas jurídicas cabíveis”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?