metropoles.com

Junto com Bradesco, Febraban entra na briga judicial contra Americanas

Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) pediu que Alexandre de Moraes reconsidere decisão de impedir acesso a e-mails da Americanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida fachada loja americanas
1 de 1 imagem colorida fachada loja americanas - Foto: Divulgação

Após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negar ao Bradesco o acesso a e-mails de diretores, executivos e conselheiros da Americanas, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) entrou na Justiça contra a varejista.

A Febraban ingressou como “amicus curiae” na ação que o Bradesco move contra a Americanas. Essa figura jurídica é uma terceira parte que participa do processo para contribuir com materiais para embasar a decisão judicial.

Ontem (16/2), Moraes, por meio de liminar, acatou os argumentos de advogados da Americanas para barrar a chamada “produção antecipada de provas” contra a varejista. Ela havia sido autorizada pela Justiça paulista, em meados de janeiro.

Os advogados da Americanas, contudo, alegaram que a análise das mensagens alcançaria a comunicação entre eles e a diretoria jurídica da empresa. Assim, a perícia violaria o sigilo constitucional profissional.

O Bradesco, porém, observa que jamais houve “qualquer interesse em acessar os e-mails trocados” entre os advogados e a Americanas, para, como alegaram os representantes da varejista, ter acesso a “estratégias processuais”.

A Febraban alega que a Americanas tem adotado estratégias para impedir a investigação das inconsistências contábeis de R$ 20 bilhões identificadas no balanço. A suspeita é que a empresa teria lançado incorretamente parte das dívidas no resultado financeiro para maquiar o valor do passivo total.

“É indispensável que os participantes dessa ‘inconsistência contábil’, aqueles que estavam dela cientes e que com ela concordaram ou dela tiraram proveito, sejam devidamente responsabilizados”, defendeu a entidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?