metropoles.com

“Joesley Day”: CVM conclui julgamento e absolve donos da JBS

Em maio, o órgão já havia formado maioria para absolver os empresários, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de vista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
AYRTON VIGNOLA/ESTADÃO CONTEÚDO
‘Tem que manter isso, viu?’, disse Temer sobre mesada a Cunha, segundo Joesley
1 de 1 ‘Tem que manter isso, viu?’, disse Temer sobre mesada a Cunha, segundo Joesley - Foto: AYRTON VIGNOLA/ESTADÃO CONTEÚDO

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) absolveu, na terça-feira (31/10), os irmãos Joesley e Wesley Batista, da família controladora da JBS, por suposta manipulação de mercado, uso de informação privilegiada e abuso de poder de controle.

Em maio, o órgão já havia formado maioria para absolver os empresários, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de vista de um dos conselheiros da CVM.

Os empresários foram absolvidos das três acusações que lhes foram imputadas. Em uma delas, a decisão foi por unanimidade; nas outras duas, foram 4 votos a 1 pela absolvição.

Os processos foram abertos depois do episódio conhecido como “Joesley Day”. No dia 17 de maio de 2017, o colunista Lauro Jardim, de O Globo, divulgou que Joesley teria delatado o então presidente Michel Temer (MDB), o que gerou uma crise política e institucional no país.

No dia seguinte, com a divulgação das gravações de uma conversa entre Temer e Joesley (o empresário gravou o presidente), o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, registrou a maior derrocada em uma década. Naquele dia, o dólar teve a maior alta em 14 anos.

Segundo a acusação, que não prosperou no julgamento, os irmãos Batista teriam atuado no mercado sabendo dos potenciais efeitos da notícia sobre um acordo de delação premiada. Eles teriam lucrado indevidamente com a venda de mais de 36 milhões de ações da JBS.

Em nota divulgada quando a CVM formou maioria pela absolvição dos empresários, a J&F Investimentos afirmou que “a decisão desfaz uma injustiça, atesta o pleno funcionamento das instituições no Brasil e reafirma a integridade das operações dos executivos e empresas do grupo J&F no mercado financeiro”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?