metropoles.com

Jato chinês faz voo inaugural e quer concorrer com Boeing e Airbus

O C919, fabricado pela estatal chinesa Comac, partiu neste domingo (28/5) de Xangai com 128 passageiros e pousou em Pequim

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chen Boyuan/VCG via Getty Images
imagem colorida c919 jato chines voo inaugural
1 de 1 imagem colorida c919 jato chines voo inaugural - Foto: Chen Boyuan/VCG via Getty Images

O jato C919, fabricado pela estatal chinesa Comac, concluiu seu primeiro voo com passageiros neste domingo (25/5), quase seis meses depois de ter sido entregue à companhia aérea China Eastern Airlines Corp. O C919 é a primeira aeronave de grande porte fabricada fora dos Estados Unidos e da Europa, para concorrer com o A320, da Airbus, e o 737 Max, da Boeing.

O voo inaugural partiu de Xangai às 10h32 (horário local e 23h32, em Brasília), transportando 128 passageiros. Ele pousou em Pequim às 12h30 (1h30 de Brasília). Antes da decolagem, a mídia estatal chinesa mostrou dezenas de pessoas reunidas sob o sol, no terminal de Xangai, admirando o avião.

A estreia ocorreu depois de um longo processo de desenvolvimento do jato, realizado pela Commercial Aircraft Corp of China, a Comac, como é conhecida, na China. A fabricante iniciou o trabalho em 2008. As primeiras peças foram produzidas no fim de 2011. Somente em setembro de 2022 o C919 recebeu a certificação oficial para voar. Com corredor único, ele tem autonomia de voo de 5.552 quilômetros. Pode acomodar até 168 passageiros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?