Japão suspende importação de aves de SC, após caso de gripe aviária
Animal infectado era uma galinha doméstica, encontrada na cidade de Maracajá. Estado é o maior produtor de frangos do país
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do Japão anunciou nesta segunda-feira (17/7) a suspensão da compra de aves, carne de aves e ovos produzidos em Santa Catarina (SC). A medida foi adotada após a confirmação de um caso de gripe aviária numa criação doméstica no estado.
O animal infectado pela Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) H5N1 é uma galinha doméstica, encontrada no município de Maracajá (SC). A confirmação do foco foi divulgada pelo governo federal no último sábado (15/7).
Santa Catarina é o segundo maior produtor de carne de frango do país, atrás do Paraná, o que elevou o nível de alerta do setor, quando a doença foi encontrada em aves silvestres da região.
O Japão já havia determinado a suspensão da importação de aves e subprodutos do Espírito Santo, quando um caso de gripe aviária em criação doméstica foi detectado no município de Serra (ES), no mês passado, em um pato.
O Ministério da Agricultura e Pecuária afirmou, por meio de um ofício da Secretaria de Defesa Agropecuária, que a decisão japonesa foi transmitida pelo adido do Brasil em Tóquio. O órgão informou ainda que “está realizando as gestões necessárias para prestar os devidos esclarecimentos às autoridades japonesas”.