metropoles.com

Japão entra em recessão e perde posto de 3ª maior economia do mundo

PIB recuou por dois trimestres seguidos e país foi ultrapassado pela Alemanha no ranking das nações mais ricas do planeta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de uma bandeira do Japão colocada sobre um mapa-múndi, com algumas moedas ao lado, para ilustrar o PIB japonês - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de uma bandeira do Japão colocada sobre um mapa-múndi, com algumas moedas ao lado, para ilustrar o PIB japonês - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Japão entrou em recessão no fim do ano passado. Além disso, o país perdeu o título de terceira maior economia do mundo para a Alemanha.

O Produto Interno Bruto (PIB) anualizado do país recuou 0,4% nos últimos três meses de 2023, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (15/2), pelo gabinete do governo japonês. No trimestre anterior, também houve contração de 3,3% do PIB. Os dois trimestres consecutivos de qued do produto configuram, tecnicamente, uma recessão.

Além disso, o PIB nominal do Japão fechou 2023 em US$ 4,21 trilhões, abaixo dos US$ 4,46 trilhões amealhados pela Alemanha. Daí, a perda do terceiro lugar no ranking das maiores economias do mundo.

De acordo com estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Japão deve ainda cair para a quinta posição em 2026, ficando atrás da Índia. 

As informações divulgadas nesta quinta mostraram que o consumo privado no país, que representa mais da metade da atividade econômica, caiu 0,2%, ante uma expectativa de avanço de 0,1%. As despesas de capital, importante fator de crescimento do setor privado, recuaram 0,1%, em contraste com previsões de um aumento de 0,3%. 

Alguns analistas consideram que também pode haver queda do PIB no atual trimestre. Isso principalmente em função de uma fraca demanda da China e do baixo consumo entre japoneses. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?