Japão entra em recessão e perde posto de 3ª maior economia do mundo
PIB recuou por dois trimestres seguidos e país foi ultrapassado pela Alemanha no ranking das nações mais ricas do planeta
atualizado
Compartilhar notícia
O Japão entrou em recessão no fim do ano passado. Além disso, o país perdeu o título de terceira maior economia do mundo para a Alemanha.
O Produto Interno Bruto (PIB) anualizado do país recuou 0,4% nos últimos três meses de 2023, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (15/2), pelo gabinete do governo japonês. No trimestre anterior, também houve contração de 3,3% do PIB. Os dois trimestres consecutivos de qued do produto configuram, tecnicamente, uma recessão.
Além disso, o PIB nominal do Japão fechou 2023 em US$ 4,21 trilhões, abaixo dos US$ 4,46 trilhões amealhados pela Alemanha. Daí, a perda do terceiro lugar no ranking das maiores economias do mundo.
De acordo com estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Japão deve ainda cair para a quinta posição em 2026, ficando atrás da Índia.
As informações divulgadas nesta quinta mostraram que o consumo privado no país, que representa mais da metade da atividade econômica, caiu 0,2%, ante uma expectativa de avanço de 0,1%. As despesas de capital, importante fator de crescimento do setor privado, recuaram 0,1%, em contraste com previsões de um aumento de 0,3%.
Alguns analistas consideram que também pode haver queda do PIB no atual trimestre. Isso principalmente em função de uma fraca demanda da China e do baixo consumo entre japoneses.