metropoles.com

“Já está dando para respirar”, diz Mercadante sobre cenário econômico

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, elogiou o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e demonstrou otimismo com marco fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Aloísio Mercadante, presidente do BNDES, durante evento. Ele é um homem branco, calvo e grisalho, com um bigode grisalho, vestindo terno preto e olhando na direção da câmera - Metrópoles
1 de 1 Aloísio Mercadante, presidente do BNDES, durante evento. Ele é um homem branco, calvo e grisalho, com um bigode grisalho, vestindo terno preto e olhando na direção da câmera - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira (12/6) que a economia brasileira vem dando sinais de melhora, com revisões que superam as estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano e desaceleração da inflação nos últimos meses.

Mercadante participou do seminário “Desafios e oportunidades de crédito com o BNDES”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. Foi a segunda visita do comandante do BNDES à Fiesp em menos de três semanas.

“Nós estamos começando a viver um ambiente econômico em que já está dando para respirar. O Brasil foi o quarto país que mais cresceu no mundo e está se recuperando. A inflação caiu fortemente e está entre as menores inflações em termos de economia mundial”, disse Mercadante.

O presidente do BNDES também elogiou o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e demonstrou otimismo em relação à aprovação do novo marco fiscal no Senado e da reforma tributária.

“A questão fiscal está bem equacionada. O Fernando Haddad está fazendo um grande trabalho na aprovação do marco fiscal e iniciando uma reforma tributária, que é fundamental para a produção, o emprego e o investimento”, concluiu.

Semana após semana, o mercado financeiro vem reduzindo as estimativas para a inflação e elevando as projeções para o PIB em 2023.

De acordo com o Relatório Focus, divulgado nesta segunda pelo BC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, deve terminar o ano em 5,42% (ante 5,69% da última projeção), enquanto o PIB deve encerrar 20123 com alta de 1,84% (ante 1,68% da estimativa anterior).

No primeiro trimestre deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do Brasil superou as expectativas e cresceu 1,9%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?