metropoles.com

Itaú e Santander seguem Bradesco e aumentam projeção para o PIB

O Itaú projeta um crescimento de 1,4% em 2023, enquanto o Santander estima alta de 1% do PIB; os dois bancos estimam uma inflação de 6%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ilustração mostra notas de real em cima de bandeira do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Ilustração mostra notas de real em cima de bandeira do Brasil - Metrópoles - Foto: null

Depois de o Bradesco anunciar a revisão de sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023, de 1,5% para 1,8%, agora foi a vez de Itaú e Santander melhorarem suas projeções para a economia do país.

Para o Itaú, o Brasil avançará 1,4% neste ano, ante 1,1% da estimativa anterior divulgada pelo banco. Em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a projeção caiu de 6,1% para 6% em 2023.

“Os bons resultados de curto prazo e a diminuição do risco de uma deterioração mais forte do mercado de crédito contribuíram para a melhora das expectativas do PIB deste ano”, anota o economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita, em relatório enviado aos clientes. “Nossa projeção de crescimento do PIB em 2024 se manteve estável em 1%, com a atividade ainda sentindo os efeitos da política monetária contracionista.”

O Santander, por sua vez, também refez as contas e agora projeta um crescimento de 1% do Brasil em 2023, ante 0,8% da estimativa anterior.

O banco destaca uma atividade mais forte do que o esperado no primeiro trimestre deste ano, principalmente por causa do aumento do PIB agrícola.

Para a inflação, o Santander espera que o país termine o ano com o IPCA em 6% (a projeção anterior era de 6,1%).

“Contribuiu também para a revisão altista a expectativa de impactos secundários da renda agrícola sobre indústria e serviços, além das condições de emprego resilientes e a resultante sustentação gerada para a demanda doméstica”, diz o banco.

De acordo com a última edição do Relatório Focus, do Banco Central (BC), que colhe a opinião do mercado, o Brasil deve fechar o ano com crescimento de 1%. A inflação deve encerrar 2023 em 6,05%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?